Casa Geral da Fraternidade Sao Pio X: Dom Fellay será recebido pelo Cardeal Levada no dia 14 de setembro de 2011

O Cardeal William Joseph Levada, Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, convidou Dom Bernard Fellay, Superior Geral de Fraternidade São Pio X, e seus dois assistentes, os Reverendos Padres Niklaus PflugerAlainMarc Nély, para reunir-se com ele no Palácio do Santo Ofício, no dia 14 de setembro de 2011. Na sua carta de convite, o Cardeal Levada mencionava que esta reunião tinha como finalidade fazer um balanço das discussões teológicas realizadas pelos peritos da Congregação da Fé e da Fraternidade São Pio X, durantes estes dois últimos anos, e por outro lado considerar “perspectivas de futuro”.

Para fazer possível este balanço, foram mandadas as conclusões das conversações teológicas, redigidas pelos peritos das duas partes, aos seus respectivos superiores. Deste modo Dom Fellay recebeu, no fim de junho, o documento que será objeto do encontro de 14 de setembro.

Quanto às perspectivas de futuro, a carta do Cardeal Levada não dá nenhuma precisao, mas alguns — na imprensa e em outros lugares… – se acharam autorizados a avançar hipóteses, falando da proposta de um protocolo de acordo sobre a interpretação do Concílio Vaticano II, e prevendo a instituição de uma prelazia ou um ordinariado… Estas hipóteses são puramente virtuais e vinculam apenas os seus autores. A Fraternidade São Pio X se atém aos atos oficiais e aos fatos comprovados.

Como recordava Dom Alfonso de Galarreta por ocasião das últimas ordenações sacerdotais em Ecône: “Nós somos católicos, apostólicos e romanos. Além do que, se Roma é a cabeça e o coração da Igreja católica, sabemos que necessariamente (…) a crise se resolverá em Roma e por Roma. Consequentemente, o pouco de bem que faremos em Roma é muito maior que o muito de bem que faríamos em outros lugares”. Com esta íntima convicção Dom Fellay responderá positivamente ao convite do Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. (Fonte: FSSPX/Casa Geral – DICI de 30/08/11)