Meu Deus, estou triste, arrependido, por Vos ter ofendido. Detesto os meus pecados, não apenas por medo do castigo que mereço, mas sobretudo porque Vós sois infinitamente perfeito e bom, e porque o meu pecado Vos desagrada. Tomo a resolução de me corrigir e de evitar as ocasiões de pecado. Nesta contrição quero viver e morrer.

Satisfação pelos pecados

A pena eterna, devida ao pecado mortal, é perdoada mediante uma ligeira satisfação que consiste em penas temporais e particularmente na penitência que o confessor impõe. E a intenção de cumprir esta penitência é requerida para a validade da confissão, porque é um dos elementos essenciais. A obrigação de cumprir a penitência pesa sobre o penitente até que dela se liberte. Deve-se, portanto, cumprir a penitência o mais depressa possível. Não vá esquecer!

Obs.: Em caso de impossibilidade de realização da penitência, há que informar ao confessor, juntamente com os motivos, para receber outra.

É aconselhável que se reze, após a confissão, um salmo penitencial, por exemplo o “De Profundis” (129), ou se faça a Via Sacra. Peçamos também a Nossa Senhora que não nos deixe cair em pecado.

Depois da Confissão

Deve-se cumprir sem demora a penitência imposta pelo sacerdote.

Não se deve esquecer de agradecer a Deus pela grande graça do perdão recebido. Sobretudo, não há que deixar-se levar pelos escrúpulos. Se o demônio tenta preocupar-nos ou confundir-nos, não devemos discutir com ele. Jesus não instituiu o Sacramento da Penitência para torturar-nos, senão para liberar-nos. O que nos pede, em troca de seu amor, é uma grande lealdade ao acusarmo-nos de nossas faltas (especialmente das graves) e da sinceridade ao prometer evitar realmente todas as ocasiões de pecado.

Isto é o que acabamos de fazer. Agradeçamos a Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua Santíssima Mãe: “Vá, e não peques mais“.

Senhor, abandono meu passado à vossa misericórdia, meu presente ao vosso amor, meu futuro à vossa providência (Padre Pio)”.

Fonte:

– Missal Romano Quotidiano por Dom Gaspar Lefebvre, 1963.

– Devocionário da Fraternidade Sacerdotal São Pio X – Distrito da América do Sul.