Assunto: Apostolado em tempos de epidemia;

Comunicado nº 4 – 28 de março de 2020

Caros fiéis,

Em situações extraordinárias, não existe uma solução rápida e fácil. Todos sabemos que a nossa vida deve ser guiada pelos princípios. No entanto, a aplicação destes princípios à realidade deve ser feita com muita cautela, e, por isso mesmo, devemos julgar cada situação concreta em todas as suas circunstâncias. E é aqui que as coisas se complicam, porque os elementos que hoje nos permitem julgar não são claros. Tomemos o exemplo da navegação. As regras para o governo de um navio, em uma situação normal, estão bem estabelecidas. Porém, quando se trata de navegar no meio de icebergs e do nevoeiro, a prudência nos manda usar outras regras.

Normalmente, todos concordamos nos princípios. Contudo, uma situação concreta é avaliada de forma distinta por pessoas diferentes e, consequentemente, as decisões a tomar serão igualmente distintas. Isto é inevitável. Agora, uma vez que o problema já tenha sido resolvido, será fácil julgá-lo. Como diz um adágio popular: “depois da batalha todos são generais”. Ora, neste momento, caminhamos no nevoeiro. Alguns nos tranquilizam, outros nos alertam. Não faltam opiniões divergentes: temos que estar confinados! O confinamento é inútil! Só precisamos de um confinamento parcial! Adaptando à nossa realidade: temos que abrir a Capela! Não devemos abrir a Capela! Ela deve ser parcialmente aberta! Todos têm a sua opinião acerca da mesma situação concreta, não obstante, elas não concordam entre si…

No Brasil, por exemplo, o pico da epidemia do COVID-19 ainda não foi atingido, e o Governador de São Paulo decidiu que a quarentena deve permanecer até o dia 7 de abril. Portanto, o exemplo do que tem ocorrido na Europa, com suas curvas de mortalidade exponenciais, parece, antes de tudo, convidar-nos à prudência.

Neste contexto, preferimos esperar e observar como as coisas evoluem, antes de reabrir precipitadamente a nossa Capela. No próximo domingo, I da Paixão, transmitiremos a Santa Missa no canal do YouTube que abrimos esta semana. Os senhores poderão acessá-la em nosso site.

Muito obrigado pela sua compreensão.

Muito obrigado pela sua ajuda espiritual e material.

Em tempos de calamidade, a Igreja costuma recomendar a oração da ladainha de todos os santos. Os senhores poderão encontrá-la em nosso site.

Uma Santa Quaresma a todos!

Que Deus vos abençoe,

Padre Jean-François Mouroux, FSSPX
Prior