IV. Beatificação de João Paulo II

joãopauloii

 

29. O anúncio da beatificação próxima de João Paulo II causa um problema?

Um problema grave; o problema de um pontificado que deu grandes passos no sentido errado, na direção do progressismo e de tudo aquilo que se chama “o espírito do Vaticano II”. Essa é, por isso, uma consagração não somente da pessoa de João Paulo II mas também do Concílio e de tudo aquilo que o acompanhou.

30. Há um novo conceito de santidade desde o Vaticano II?

É de causar temor! É um conceito de santidade para todos, de santidade universal. É verdade que há um chamamento, uma vocação à santidade feita a todos os homens; o falso é rebaixar a santidade a tal nível que leva as pessoas a pensarem que todo mundo vai para o céu.

31. Como poderia Deus permitir verdadeiros milagres para autenticar uma falsa doutrina, por motivo das várias beatificações e canonizações feitas nas últimas décadas?

Esse é o problema: Se tratam de verdadeiros milagres? Se tratamde prodígios? Na minha opinião há dúvidas. Estou muito surpreso, através do que posso saber, pela rapidez com que essas coisas são tratadas.

32. Se as canonizações comprometem a infalibilidade pontifícia, se pode rejeitar os novos santos canonizados pelo Papa?

É verdade que existe um problema nas canonizações atuais. Contudo, pode-se perguntar se na fórmula utilizada pelo Sumo Pontífice existe uma verdadeira vontade de comprometer a infalibilidade. No caso da canonização a fórmula foi alterada, os termos são muito menos expressivos que antes. Acredito que isso vai ao encontro da nova mentalidade que não quer fazer definições dogmáticas comprometendo a infalibilidade. Devemos perceber, no entanto, que essa é apenas uma explicação provisória… Não existem respostas convincentes, exceto a intenção da suprema autoridade em comprometer ou não sua infalibilidade.

33. Podemos escolher para veneração dentre os santos recentemente propostos? O que pensar sobre o Padre Pio?

Acredito que não podemos fazer esta escolha. No entanto, podemos sempre conservar os critérios que universalmente foram reconhecidos no passado. Dessa maneira, quando se está diante de uma devoção popular em massa – como é o caso do Padre Maximiliano Kolbe ou do Padre Pio -, isso não deveria gerar dificuldades. Reitero, aqui não há nada mais que opiniões, por causa da ausência de um juízo do magistério enunciado dogmaticamente.

padre_pio_mass_elevation221 maximilian_kolbe221

Padre Pio e Padre Maximiliano Kolbe, respectivamente.

34. E Dom Lefebvre? O Senhor conhece exemplos de graças concedidas por sua intercessão?

Sim, são conhecidas e muitas. Não sei se se correspondem à ordem dos milagres… talvez sim em um ou outro caso. No caso de cura de doenças não temos, que eu saiba, todos os documentos médicos necessários. Muitas graças são concedidas por intercessão de Sua Excelência, mas eu não vou mais longe que isso.

V. A Fraternidade Sacerdotal São Pio X

pilgrimage_of_tradition273x150

 

35. A Fraternidade acaba de celebrar um importante aniversário. Como o Senhor resumiria esses quarenta anos?

Uma história inspiradora… lágrimas – muitas -, em meio a grandes alegrias. Uma das maiores alegrias é comprovar até que ponto Deus permite-nos estar associados a muitas das bem-aventuranças que pregou no Sermão da Montanha, como aquela de poder sofrer por causa de Seu nome. E em meio a todas as vicissitudes da atual crise vemos que esta obra continua se expandindo, algo que, humanamente, é quase impossível. Eis aqui a mão de Deus nesta obra de Dom Marcel Lefebvre.

36. Existe um aumento de vocações? Se sim, quais são as causas?

Acredito que existe uma grande estabilidade. Desejaria que houvesse mais vocações. Acredito que será necessário relançar a cruzada de vocações. O mundo como tal é muito hostil ao surgimento de vocações; por isso devemos tentar restabelecer os meios nos quais as vocações possam voltar a surgir, porque há vocações, mas frequentemente não chegam a amadurecer por causa deste mundo materialista.

priests250

37. Recentemente, por conta do Congresso do “Sí Sí No No”, o Senhor participou de um encontro com cerca de  trinta sacerdotes diocesanos da Itália. O que estes sacerdotes esperam hoje da Fraternidade Sacerdotal São Pio X?

Acima de tudo estes sacerdotes nos pedem a doutrina, o que é um excelente sintoma. Se se aproximam de nós é porque querem a antiga Missa, evidentemente, mas depois de descobrir a antiga Missa eles querem algo mais. E o querem porque descobrem todo um mundo de cuja autenticidade são conscientes. Não têm dúvidas de que ali está a verdadeira religião. Por isso, precisam refrescar seus conhecimentos teológicos. Aqui não erram: vão diretamente a Santo Tomás de Aquino.

christ_teaching221

Jesus Cristo ensinando os Apóstolos

38. Este movimento de sacerdotes que se acercam da Fraternidade se dá por igual, em diferentes graus, em todos os países?

Existem graus diversos, certamente, e quantidades diferentes conforme os diferentes países. No entanto o fenômeno se reproduz um pouco por toda parte: um sacerdote, geralmente jovem, que se aproxima da Missa tradicional, que descobre com grande entusiasmo este tesouro e que pouco a pouco caminha em direção à Tradição, por fim, o transforma cem por cento tradicional.

39. O Senhor tem esperanças de que semelhante interesse também possa se extender a certos bispos, a ponto de imaginar uma futura colaboração?

Já temos contatos com bispos, ainda que no momento tudo esteja bloqueado pelas conferências episcopais e por pressões ao redor. Mas não há dúvidas de que no futuro se possa haver alguma colaboração com algum bispo.

40. O Senhor está disposto a ensaiar a experiência da Tradição com um bispo, ao nível de uma diocese?

As coisas não estão amadurecidas para tal, ainda não chegamos neste ponto, mas acredito que acontecerá. Será difícil, temos que ver exatamente como se poderia concretizar. Será preciso que isso aconteça com bispos que realmente tenham compreendido a crise e que verdadeiramente querem que nós vamos.

41. Os fiéis são cada vez mais numerosos. Multiplicam-se nas capelas. O estado de necessidade continua existindo. O Senhor planeja sagrar outros bispos auxiliares para a Fraternidade? Acredita que Roma poderia estar a favor de que atualmente sejam sagrados bispos na Tradição?

Para mim a resposta é muito simples: haverá ou não bispos conforme o que as circunstâncias impetrantes da primeira consagração se repitam ou não.

LEFEBVRE/SOCIETY OF ST. PIUS X/EXCOMMUNICATION

VI. A expansão da Fraternidade São Pio X

42. Excelência, temos a alegria de vê-lo com frequência nos Estados Unidos. O Senhor gosta de vir aqui? Algum comentário?

Meu comentário: amo todas as almas que Deus nos confia e existem muitas nos Estados Unidos. É tudo!

USA-flag221

43. O Senhor pôde se encontrar com o Cardeal Burke?

Por várias vezes tentei encontrá-lo, mas ainda não o pude fazer.

cardinal_raymond_burke221

Sua Eminência o Cardeal Raymond Burke

44. Muitos bispos dos Estados Unidos deram seu apoio à Marcha pela Vida; um deles interviu energicamente contra um hospital que favorecia o aborto. Há esperanças de que se deem conta de que a atual crise também afeta a fé?

Acredito que, infelizmente, entre os modernos temos que distinguir entre a moral e a fé; então vemos que existem mais bispos lúcidos diante dos problemas morais que bispos comprometidos com as questões de fé. Contudo, pode-se dizer que se alguém se coloca a defender valentemente a moral católica, deve necessariamente ter fé e mais, que sua fé se fortalecerá… É o que espero, sem prejuízo do qual reconheço que há exceções…

bishops_in_march_of_life221

Bispos estadounidenses na Marcha pela Vida

45. Os bispos norteamericanos querem rever juntos o conjunto de diretivas dadas por João Paulo II às universidades. Quais deveriam ser, segundo o Senhor, as medidas urgentes a serem tomadas para fazer com que as atuais universidades sejam verdadeiras universidades católicas?

A medida urgente, a primeira, é voltar à escolástica. Eles têm de se livrar dessas filosofias modernas, voltar à sã filosofia, à filosofia objetiva, realista. Santo Tomás – como já aconteceu em meados do século XX – deve voltar a ser a norma. Em outros tempos as 24 Teses Tomistas eram obrigatórias. É absolutamente necessário que voltem a isso. Depois desta restauração filosófica poder-se-á continuar na mesma linha com a teologia.

university_of_notre_dame221

Universidade de Notre Dame: cenário de recente escândalo contra a fé

46. Dom Robert Vasa, bispo de Baker (Oregon), recordou recentemente que as declarações da Conferência Episcopal não obrigavam o bispo com sua diocese. É um desafio à colegialidade promovida pelo Concílio?

Sobre este tema da colegialidade não falou somente um bispo. O próprio Papa, falando diante da Conferência Episcopal do Brasil, dirigiu palavras fortes, voltando a pôr em seu lugar o papel das conferências episcopais, insitindo sobre a autoridade pessoal dos bispos e suas relações diretas com o Santo Padre.

bishop_robert_vasa

Sua Excelência o bispo Robert Vasa

47. [De todos os institutos da FSSPX,] o Seminário de Winona é o mais importante em número de seminaristas. Como explica este fato?

Acredito que é simplesmente devido à generosidade deste país, que facilmente se deixa entusiasmar por uma boa causa.

48. O que se deve fazer para multiplicar as vocações sacerdotais e religiosas?

Rezar, rezar e rezar! E fazer sacrifícios.

candlemas_tonsure221

Cerimônia de Tonsura em 2 de fevereiro no Seminário de Winona, EUA

49. Quais são os pontos fortes da Tradição nos Estados Unidos?

Acredito que há essa generosidade à qual acabo de me referir, e as escolas. É verdade que existe uma quantidade importante de sacerdotes e que precisaríamos ter mais; mas diria que as escolas, sobretudo, são indispensáveis. Da mesma maneira, temos que promover ajuda às famílias tradicionalistas. Devemos montar um movimento para as famílias, para mantê-las, para formá-las. É a célula-base da sociedade, é fundamental na ordem natural e na ordem sobrenatural.

50. Na sua opinião, Excelência, qual a importância das escolas?

É fundamental, é o futuro. A juventude será católica se receberam uma boa formação. E para isso precisamos contar com escolas católicas.

bishop_fellay_in USA

S.E.R. Dom Fellay visitando uma escola da FSSPX nos Estados Unidos

51. Quando os pais são generosos e por isso têm grandes famílias, são forçados a seguirem cursos de educação à distância. O que o Senhor recomenda àquelas que têm acesso a boas escolas?

As que têm acesso a boas escolas não devem duvidar nem um instante: que coloquem seus filhos nestes colégios! A educação à distância nunca substituirá uma boa escola. Se não existe uma boa escola, a coisa é totalmente diferente.

52. O Senhor planeja, Excelência, convocar uma nova cruzada de terços? O que recomenda aos fiéis neste momento?

Sim! A situação do mundo, a situação da Igreja – vê-se muito bem -, continua sendo muito sombria; ainda que existam alguns sinais de esperança, os fatores inquietantes obrigam, mais que nunca, intensificar nossas orações, recorrendo a Nossa Senhora. Para os fiéis de hoje em dia o indispensável é a oração, a oração em família, reiterada, frequente, acompanhada do que educa a alma cristã, isto é, o espírito de sacrifício.

VII. Como conclusão

53. Excelência, no próximo ano o Senhor celebra seus trinta anos de sacerdócio, dezoito dos quais esteve à frente da Fraternidade São Pio X. Quais foram os acontecimentos mais significativos ao longo de todos esses anos?

Tudo é um grande romance! A primeira coisa que tenho que mencionar, evidentemente, são as sagrações! Entre os acontecimentos importantes está também a alegria de ter sido assistente do Arcebispo Lefebvre, a alegria de ter sido assistente do Padre Schmidberger e de ter aprendido muito junto a eles; a alegria de também ter podido trabalhar junto com os outros bispos da Fraternidade como com todos os nossos sacerdotes, neste grande movimento de zêlo pela fé, pela manutenção da Igreja Católica.

54. Algum desejo para os próximos anos?

Que a Igreja volte a seus trilhos! É uma imagem, mas é verdadeiramente nosso desejo. E para isso é preciso que venha o triunfo do Imaculado Coração de Nossa Senhora. Precisamos muito disso!

immaculate_heart_of_mary221

Muito obrigado, Excelência, por sua disposição em responder a nossas perguntas.

Entrevista concedida no Seminário Santo Tomás (Winona, EUA) em 2 de fevereiro de 2011, festa da Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Purificação de Nossa Senhora.

Ler a primeira parte da entrevista

 

Retirado e traduzido de sspx.org e fsspx-sudamerica.org