{"id":3976,"date":"2013-06-27T11:38:58","date_gmt":"2013-06-27T14:38:58","guid":{"rendered":"http:\/\/www.fsspx.com.br\/exe2\/?p=3976"},"modified":"2013-08-14T21:31:39","modified_gmt":"2013-08-15T00:31:39","slug":"declaracao-por-ocasiao-do-25o-aniversario-das-sagracoes-episcopais-30-de-junho-de-1988-27-de-junho-de-2013","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/declaracao-por-ocasiao-do-25o-aniversario-das-sagracoes-episcopais-30-de-junho-de-1988-27-de-junho-de-2013\/","title":{"rendered":"Declara\u00e7\u00e3o por ocasi\u00e3o do 25\u00ba anivers\u00e1rio das sagra\u00e7\u00f5es episcopais (30 de junho de 1988 \u2013 27 de junho de 2013)"},"content":{"rendered":"
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  1. \"Sacre<\/a><\/span><\/span>Por ocasi\u00e3o do 25\u00ba anivers\u00e1rio das sagra\u00e7\u00f5es, os bispos da Fraternidade Sacerdotal S\u00e3o Pio X expressam solenemente sua gratid\u00e3o a Dom Marcel Lefebvre e a Dom Ant\u00f4nio de Castro Mayer pelo ato her\u00f3ico que n\u00e3o tiveram medo de realizar em 30 de junho de 1988. Mais particularmente, querem manifestar sua gratid\u00e3o filial ao seu venerado fundador que, depois de tantos anos de servi\u00e7o \u00e0 Igreja e ao Romano Pont\u00edfice, para salvaguardar a f\u00e9 e o sacerd\u00f3cio cat\u00f3lico, n\u00e3o hesitou em padecer a injusta acusa\u00e7\u00e3o de desobedi\u00eancia.<\/li>\n<\/ol>\n

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    1. Na carta que nos dirigiu antes das sagra\u00e7\u00f5es, escreveu: \u201cEu vos conjuro a permanecer unidos \u00e0 S\u00e9 de Pedro, \u00e0 Igreja romana, M\u00e3e e Mestra de todas as Igrejas, na f\u00e9 cat\u00f3lica \u00edntegra, expressada nos S\u00edmbolos da f\u00e9, no catecismo do Conc\u00edlio de Trento, conforme ao que vos foi ensinado no vosso semin\u00e1rio. Permanecei fi\u00e9is na transmiss\u00e3o desta f\u00e9 para que venha o Reino de Nosso Senhor<\/i>\u201d. Esta frase expressa bem a raz\u00e3o profunda do ato que iria realizar: \u201cpara que venha o Reino de Nosso Senhor\u201d, adveniat regnum tuum!<\/i><\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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      1. Seguindo a Dom Lefebvre, afirmamos que a causa dos graves erros que est\u00e3o demolindo a Igreja n\u00e3o reside em uma m\u00e1 interpreta\u00e7\u00e3o dos textos conciliares \u2013 uma \u201chermen\u00eautica da ruptura\u201d que se oporia a uma \u201chermen\u00eautica da reforma na continuidade\u201d -, mas nos pr\u00f3prios textos, por causa da inaudita linha escolhida pelo conc\u00edlio Vaticano II. Esta escolha se manifesta nos documentos e no seu esp\u00edrito: diante do \u201chumanismo laico e profano\u201d, diante da \u201creligi\u00e3o (pois se trata de uma religi\u00e3o) do homem que se faz Deus\u201d, a Igreja, \u00fanica detentora da Revela\u00e7\u00e3o \u201cdo Deus que se fez homem\u201d, quis dar a conhecer o seu \u201cnovo humanismo\u201d, dizendo ao mundo moderno: \u201cn\u00f3s tamb\u00e9m, mais do que ningu\u00e9m, temos o culto do homem\u201d (Paulo VI, Discurso de encerramento, 7 de dezembro de 1965). No entanto, essa coexist\u00eancia do culto de Deus e do culto do homem se op\u00f5e radicalmente \u00e0 f\u00e9 cat\u00f3lica que ensina a dar o culto supremo e o primado exclusivamente ao \u00fanico Deus verdadeiro e ao seu \u00fanico Filho, Jesus Cristo, em quem \u201chabita corporalmente a plenitude da divindade\u201d (Col. 2, 9).<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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        1. Somos obrigados a constatar que este Conc\u00edlio at\u00edpico, que quis ser apenas pastoral e n\u00e3o dogm\u00e1tico, inaugurou um novo tipo de magist\u00e9rio, desconhecido at\u00e9 ent\u00e3o na Igreja, sem ra\u00edzes na Tradi\u00e7\u00e3o; um magist\u00e9rio decidido a conciliar a doutrina cat\u00f3lica com as id\u00e9ias liberais; um magist\u00e9rio imbu\u00eddo dos princ\u00edpios modernistas do subjetivismo, do imanentismo e em perp\u00e9tua evolu\u00e7\u00e3o segundo o falso conceito de tradi\u00e7\u00e3o viva, viciando a natureza, o conte\u00fado, a fun\u00e7\u00e3o e o exerc\u00edcio do magist\u00e9rio eclesi\u00e1stico.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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          1. Desde ent\u00e3o, o reino de Cristo deixou de ser a preocupa\u00e7\u00e3o das autoridades eclesi\u00e1sticas, apesar destas palavras de Cristo: \u201ctodo poder me foi dado na terra e no c\u00e9u\u201d (Mat. 28, 18) continuarem sendo uma verdade e uma realidade absolutas. Neg\u00e1-las nos fatos significa n\u00e3o reconhecer na pr\u00e1tica a divindade de Nosso Senhor. Assim, por causa do Conc\u00edlio, a realeza de Cristo sobre as sociedades humanas simplesmente \u00e9 ignorada, ou combatida, e a Igreja \u00e9 arrastada por esse esp\u00edrito liberal que se manifesta especialmente na liberdade religiosa, no ecumenismo, na colegialidade e na missa nova.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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            1. A liberdade religiosa exposta por Dignitatis humanae<\/i> e a sua aplica\u00e7\u00e3o pr\u00e1tica por cinq\u00fcenta anos conduzem logicamente a pedir ao Deus feito homem que renuncie a reinar sobre o homem que se faz Deus, o que equivale a dissolver a Cristo. Ao inv\u00e9s de uma conduta inspirada por uma f\u00e9 s\u00f3lida no poder real de Nosso Senhor Jesus Cristo, vemos a Igreja vergonhosamente guiada pela prud\u00eancia humana e duvidando a tal ponto de si mesma que n\u00e3o pede aos Estados nada al\u00e9m daquilo que as lojas ma\u00e7\u00f4nicas querem lhe conceder: o direito comum, no mesmo n\u00edvel e entre as outras religi\u00f5es, que ela n\u00e3o ousa mais chamar de falsas.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

              \u00a0<\/span><\/p>\n

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              1. Em nome de um ecumenismo onipresente (Unitatis redintegratio<\/i>) e de um v\u00e3o di\u00e1logo interreligioso (Nostra Aetate<\/i>), a verdade sobre a \u00fanica Igreja \u00e9 silenciada; assim, uma grande parte dos pastores e dos fi\u00e9is, n\u00e3o vendo mais em Nosso Senhor e na Igreja cat\u00f3lica a \u00fanica via de salva\u00e7\u00e3o, renunciaram a converter os adeptos das falsas religi\u00f5es, deixando-os na ignor\u00e2ncia da \u00fanica Verdade. Este ecumenismo literalmente matou o esp\u00edrito mission\u00e1rio pela busca de uma falsa unidade, reduzindo muito freq\u00fcentemente a miss\u00e3o da Igreja \u00e0 transmiss\u00e3o de uma mensagem de paz puramente terrestre e a um papel humanit\u00e1rio de al\u00edvio da mis\u00e9ria no mundo, colocando-se assim atrelada \u00e0s organiza\u00e7\u00f5es internacionais.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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                1. O debilitamento da f\u00e9 na divindade de Nosso Senhor favorece uma dissolu\u00e7\u00e3o da unidade da autoridade na Igreja, introduzindo um esp\u00edrito colegial, igualit\u00e1rio e democr\u00e1tico (cf. Lumen Gentium<\/i>). Cristo n\u00e3o \u00e9 mais a cabe\u00e7a da qual tudo prov\u00e9m, em particular o exerc\u00edcio da autoridade. O Romano Pont\u00edfice, que n\u00e3o exerce mais efetivamente a plenitude da sua autoridade, assim como os bispos que \u2013 contrariamente ao ensinamento do Vaticano I \u2013 cr\u00eaem poder compartilhar colegialmente de modo habitual a plenitude do poder supremo, se colocam da\u00ed em diante, com os padres, \u00e0 escuta e atr\u00e1s do \u201cpovo de Deus\u201d, novo soberano. \u00c9 a destrui\u00e7\u00e3o da autoridade e, em conseq\u00fc\u00eancia, a ru\u00edna das institui\u00e7\u00f5es crist\u00e3s: fam\u00edlias, semin\u00e1rios, institutos religiosos.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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                  1. A missa nova, promulgada em 1969, debilita a afirma\u00e7\u00e3o do reino de Cristo pela Cruz (\u201cregnavit a ligno Deus<\/i>\u201d). De fato, o seu pr\u00f3prio rito atenua e obscurece a natureza sacrificial e propiciat\u00f3ria do sacrif\u00edcio eucar\u00edstico. Subjacente a esse novo rito, encontra-se a nova e falsa teologia do mist\u00e9rio pascal. Ambos destroem a espiritualidade cat\u00f3lica fundada sobre o sacrif\u00edcio de Nosso Senhor no Calv\u00e1rio. Esta missa est\u00e1 penetrada de um esp\u00edrito ecum\u00eanico e protestante, democr\u00e1tico e humanista, que esvazia o sacrif\u00edcio da Cruz. Ela ilustra tamb\u00e9m a nova concep\u00e7\u00e3o do \u201csacerd\u00f3cio comum dos batizados\u201d que esconde o sacerd\u00f3cio sacramental do padre.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

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                    1. Cinq\u00fcenta anos depois do Conc\u00edlio as causas permanecem e continuam produzindo os mesmos efeitos, de modo que hoje aquelas sagra\u00e7\u00f5es episcopais conservam toda a sua justifica\u00e7\u00e3o. \u00c9 o amor pela Igreja que guiou Dom Lefebvre e que guia os seus filhos. \u00c9 o mesmo desejo de \u201ctransmitir o sacerd\u00f3cio cat\u00f3lico em toda a sua pureza doutrinal e sua caridade mission\u00e1ria\u201d (Dom Lefebvre, A vida espiritual<\/i>) que anima a Fraternidade S\u00e3o Pio X no servi\u00e7o \u00e0 Igreja, quando pede com inst\u00e2ncia \u00e0s autoridades romanas de reassumir o tesouro da Tradi\u00e7\u00e3o doutrinal, moral e lit\u00fargica.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

                      \u00a0<\/span><\/p>\n

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                      1. Este amor pela Igreja explica a regra que Dom Lefebvre sempre observou: seguir a Provid\u00eancia em todo momento, sem jamais pretender antecip\u00e1-la. Entendemos que fazemos o mesmo, seja que Roma regresse logo \u00e0 Tradi\u00e7\u00e3o e \u00e0 f\u00e9 de sempre \u2013 o que restabelecer\u00e1 a ordem na Igreja -, seja que ela nos reconhe\u00e7a explicitamente o direito de professar integralmente a f\u00e9 e de rejeitar os erros que lhe s\u00e3o contr\u00e1rios, com o direito e o dever de nos opormos publicamente aos erros e aos fautores desses erros, seja quem for \u2013 o que permitir\u00e1 um come\u00e7o do restabelecimento da ordem. Na espera disso, e diante desta crise que continua seus estragos na Igreja, perseveramos na defesa da Tradi\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica e nossa esperan\u00e7a permanece \u00edntegra, pois sabemos com f\u00e9 certa que \u201cas portas do inferno n\u00e3o prevalecer\u00e3o contra ela\u201d (Mat. 16, 18).<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

                        \u00a0<\/span><\/p>\n

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                        1. Entendemos assim seguir a exorta\u00e7\u00e3o do nosso querido e venerado pai no episcopado: \u201cQueridos amigos, sede o meu consolo em Cristo, permanecei fortes na f\u00e9, fi\u00e9is ao verdadeiro sacrif\u00edcio da missa, ao verdadeiro e santo sacerd\u00f3cio de Nosso Senhor, para o triunfo e a gl\u00f3ria de Jesus no c\u00e9u e na terra\u201d (Carta aos bispos). Que a Sant\u00edssima Trindade, por intercess\u00e3o do Imaculado Cora\u00e7\u00e3o de Maria, nos conceda a gra\u00e7a da fidelidade ao episcopado que recebemos e que queremos exercer para honra de Deus, o triunfo da Igreja e a salva\u00e7\u00e3o das almas.<\/span><\/li>\n<\/ol>\n

                          \u00a0<\/span><\/p>\n

                          Ec\u00f4ne, 27 de junho de 2013, na festa de Nossa Senhora do Perp\u00e9tuo Socorro<\/span><\/p>\n

                          \u00a0<\/span><\/p>\n

                          Dom Bernard Fellay<\/span><\/p>\n

                          Dom Bernard Tissier de Mallerais<\/span><\/p>\n

                          Dom Alfonso de Galarreta<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

                          Por ocasi\u00e3o do 25\u00ba anivers\u00e1rio das sagra\u00e7\u00f5es, os bispos da Fraternidade Sacerdotal S\u00e3o Pio X expressam solenemente sua gratid\u00e3o a Dom Marcel Lefebvre e a Dom Ant\u00f4nio de Castro Mayer pelo ato her\u00f3ico que n\u00e3o tiveram medo de realizar em 30 de junho de 1988. Mais particularmente, querem manifestar sua gratid\u00e3o filial ao seu venerado […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":3982,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_et_pb_use_builder":"","_et_pb_old_content":"","_et_gb_content_width":"","footnotes":""},"categories":[131,55,62,63,11,72,75,38,39],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3976"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3976"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3976\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/3982"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3976"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3976"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.fsspx.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3976"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}