Perguntas e respostas sobre a Ordem Terceira da Fraternidade São Pio X

1. O que é a Ordem Terceira da Fraternidade São Pio X?

       A Ordem Terceira é a quinta família da Fraternidade São Pio X. O leitor provavelmente sabe que a primeira família são os padres e seminaristas. Esta é a família mais importante da FSSPX, uma vez que esta é uma “sociedade sacerdotal de vida comum sem votos”. O sacerdócio é de fato a principal preocupação da Fraternidade. Nossos fiéis conhecem o Seminário Nossa Senhora Corredentora, em La Reja, Argentina, que é um dos cinco seminários maiores da FSSPX, uma Fraternidade que tem agora em todo o mundo cerca de 550 sacerdotes e cerca de 250 seminaristas.

       A segunda família são as irmãs da Fraternidade São Pio X, que tem mais de 200 membros, incluindo professas, noviças e postulantes. Elas são as auxiliares dos sacerdotes por sua vida cotidiana de oração (Missa, Rosário, Ofício Divino, Adoração do Santíssimo Sacramento), pelo seu apostolado ativo (sacristia, catecismo, visita aos doentes) e por seu trabalho prático (cozinha, lavanderia, etc.) Sua casa de formação na América do Sul é o Noviciado Santa Teresinha localizado em Pilar, Argentina.

       A terceira família são os irmãos. Atualmente eles têm cerca de 50 membros, que se dedicam em todo o mundo para apoiar os sacerdotes. O noviciado dos irmãos na América do Sul se encontra no Seminário Nossa Senhora Corredentora, em La Reja, Argentina.

       A quarta família são os oblatos, pessoas que vivem em comum com os sacerdotes, seminaristas, irmãos e freiras, mas sem fazer os votos. Eles permanecem os leigos, mas são uma grande ajuda para as diferentes casas em que se encontram.

 

A quinta família é a Ordem Terceira, que foi fundada em 1980.

 

2. Qual foi o motivo da fundação da Ordem Terceira?

       Durante vários anos, um grande número de católicos foi sugerindo a mesma idéia. Até mesmo pedidos urgentes eram comuns. Um exemplo de carta:

Estimado Padre, … frequentemente rezo o terço pelas intenções da Fraternidade São Pio X. A este propósito, gostaria de saber se existe uma Ordem Terceira da Fraternidade São Pio X e quais são as suas exigências. Eu gostaria de viver uma vida mais consagrada… uma entrega maior de mim segundo o espírito da Fraternidade. Isso é possível? Por favor, me informe.

        Os padres, portanto, sentiram a necessidade de proporcionar aos fiéis um meio de viver os ideais evangélicos, de manter a Fé, a Esperança e a Caridade, no meio da tempestade sem precedentes na Igreja, e, além disso, de encontrar a proteção de uma sólida fortaleza espiritual. Eles disseram a Dom Lefebvre suas preocupações e desejos, e os apelos urgentes dos fiéis angustiados, abandonados sem defesa nas ruínas das estruturas da Igreja, que antigamente garantiam e sustentavam sua fé. A fundação da Ordem Terceira foi a resposta de Dom Lefebvre.

 

3. Qual é o propósito da Ordem Terceira?

       A Ordem Terceira da FSSPX é uma “Ordem criada para proteger as almas que vivem no mundo em uma escola de santidade”. A santificação de indivíduos e daqueles que estão sob a responsabilidade dos membros da Ordem Terceira, tal é o propósito da Ordem Terceira. Como as antigas e tradicionais Ordens Terceiras (carmelita, dominicana, franciscana…), a Ordem Terceira da FSSPX é um estado de vida no meio do caminho entre o claustro e o mundo, ou em outras palavras, é uma Ordem religiosa que irá penetrar nos lares católicos no meio do mundo.

       É importante para alguém que é capaz de cumprir as obrigações da Ordem Terceira decidir-se a se tornar um membro?

       Certamente sim. Veja esta história:

 São Pio X tinha uma profunda compreensão das necessidades da Igreja e, portanto, muitas vezes fez afirmações penetrantes. Certo dia, estando em meio a um grupo de cardeais, o Santo Padre disse-lhes: “Qual é a coisa mais necessária neste tempo para salvar a sociedade?” “Construir escolas católicas”, disse um deles. “Não.” “Multiplicar o número de paróquias”, respondeu o outro. “Também não.” “Aumentar o número de padres”, disse um terceiro. “Não, não”, respondeu o papa. “O que é mais necessário em nosso tempo é ter em cada paróquia um grupo de leigos que seja ao mesmo tempo virtuoso, esclarecido, determinado, e realmente apostólico” (A Alma do Apostolado, de Dom Jean-Baptiste Chautard).

        Para salvar o mundo, São Pio X contava com católicos fervorosos que se dedicassem ao apostolado pela palavra e pela ação, mas principalmente pelo exemplo.

       Portanto, o que é a coisa mais importante em cada uma das nossas capelas é ter um pequeno grupo de almas fervorosas praticando a vida interior seriamente. Este corpo de cristãos de elite será como o fermento que levantará o nível espiritual de todo o priorado por sua vida de oração, pela sua ação discreta mas eficazmente apostólica, mas acima de tudo pelo seu bom exemplo. A Ordem Terceira fornece às almas sedentas de perfeição um conjunto de regras que podem ajudá-los a alcançar este objetivo e, assim, santificar sua família e toda a missão. Por exemplo, se 10 pessoas permanecessem na capela depois da Missa em ação de graças (porque são membros da Ordem Terceira), tenho certeza de que dentro de poucos meses toda a paróquia chegaria a fazer a devida ação de graças!

 

4. Qual é o espírito da Ordem Terceira?

       Ele está centrado na devoção ao Santo Sacrifício da Missa, que não é outra coisa senão o sacrifício da Cruz renovado sobre o altar de forma incruenta. Os membros da Ordem Terceira se unem a Nosso Senhor, a Vítima Divina, que se oferece a Si mesmo por amor de seu Pai e pelas almas. É aqui que eles encontram a força que precisam no difícil caminho para a santidade. A devoção a Nossa Senhora das Dores, a São José e a São Pio X também estão presentes na alma do membro da Ordem Terceira.

 

5. Quais são as principais obrigações de um membro da Ordem Terceira?

       Algumas obrigações podem ser chamadas negativas: por exemplo, renunciar habitualmente à televisão. Por quê? Não só porque a maioria dos programas são ocasiões próximas de pecado por suas imagens indecentes, mas também porque, mesmo quando não apresentam sexo ou violência, a televisão permanece essencialmente imbuída do espírito do mundo. Este espírito é um espírito de amor próprio, de orgulho, de conforto, de auto-satisfação, de prazer terreno. Este espírito é bastante oposto ao espírito de Nosso Senhor, que é um espírito de amor a Deus, de humildade, de sacrifício, da Cruz, da verdadeira alegria espiritual. Rádio e jornais são meios suficientes para manter-se informado das notícias.

 

6. Mas existem outras obrigações positivas?

       Sim, por exemplo, a oração da manhã e da noite, o terço diariamente, a confissão uma vez por mês. Porém, embora essas obrigações sejam comuns a todos os bons católicos, outras obrigações são próprias para os membros da Terceira Ordem: 15 minutos de oração mental a cada dia (ou a Missa diária, onde é possível) e um retiro de dois em dois anos.

 

7. Como posso me tornar um membro da Ordem Terceira?

       Depois de ter lido e meditado sobre os Estatutos da Ordem Terceira, basta pedir a um dos padres do priorado o formulário de inscrição na Ordem Terceira e seguir as indicações que forem dadas. Caro leitor, Deus está esperando a sua generosidade. Deus tomou um corpo e uma alma para morrer por nós. E o que faço por Ele? “Vamos, portanto, amar a Deus, porque Deus nos amou primeiro.” Que Deus o abençoe!

 


 

Importante: Todas as pessoas que desejarem receber mais informações sobre a Ordem Terceira da Fraternidade ou que se interessarem por formar parte dela podem se aproximar dos Priorados do nosso Distrito e pedir ali o acompanhamento dos padres. (Veja aqui os endereços dos nossos priorados, capelas e comunidades amigas.)
As pessoas que se encontrarem demasiado distantes das nossas casas, podem entrar em contato com um padre da Fraternidade clicando aqui.