Batismo de adultos na Véspera de Natal

 Derramarei sobre vós uma água pura, sereis purificados de todas as vossas imundícies, diz o Senhor

No dia 24 de Dezembro de 2014, véspera do Natal, duas catecúmenas, após vários meses de preparação, receberam o santo sacramento do Batismo na Capela São Pio X, em São Paulo. A grandeza e significado da ocasião podem ser depreendidos das imagens abaixo, que são um retrato cronológico do rito do batismo de adultos.

 

Após orações diante do altar, o sacerdote e ajudantes encontram as catecúmenas do lado de fora da igreja

Após orações diante do altar, o sacerdote e ajudantes encontram as catecúmenas do lado de fora da igreja

 

 A cerimônia se inicia com o interrogatório.

– Que pedes à Igreja de Deus ?
Я.- A Fé.
– Que te alcança a Fé?
Я.- A Vida Eterna.

 Se queres possuir a vida eterna, observa os mandamentos. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de toda a tua mente e a teu próximo como a ti mesmo. 

 

 

 

 

Os sentidos corporais – representados pela fronte, orelhas, olhos, nariz, boca, peito e costas – são assinalados pelo sacerdote.

Por fim:

 Eu te assinalo totalmente em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo para teres a vida eterna e viveres por todos os séculos dos séculos.
 

 

 

 

 Entrai na Santa Igreja de Deus para receberdes a bênção celeste de Nosso Senhor Jesus Cristo e terdes parte com Ele e com seus santos.

Após os exorcismos e a oração do Pai Nosso, as catecúmenas são introduzidas na igreja pelo sacerdote

Após os exorcismos e a oração do Pai Nosso, as catecúmenas são introduzidas na igreja pelo sacerdote

Logo após entrarem, as catemúmenas prostram-se em sinal de adoração e humildade. Uma vez de pé, elas rezam com o sacerdote o Símbolo dos Apóstolos e o Pai Nosso.

Já próximos da pia batistmal, o sacerdote lhes impõe a mão e diz ainda um exorcismo sobre cada catecúmena.

Não ignores, Satanás, que paira sobre ti a punição e tortura; que paira sobre ti o dia do teu julgamento e teu tormento eterno; (…) assim, condenado e muitas vezes digno de condenação, rende glória ao Deus Vivo e Verdadeiro; rende glória a Jesus Cristo, Seu Filho; rende glória ao Espírito Santo, o Consolador, em cujo nome e virtude ordeno te afastes desta serva de Deus (…) para que se converta em seu templo pela água da regeneração.

 

 

O sacerdote então unge o eleito com o Óleo dos Catecúmenos.

 Eu te unjo com o óleo da salvação em Cristo Jesus Nosso Senhor para a vida eterna.

 

 

 

Já no batistério, o último interrogatório feito pelo sacerdote já de capa e estola brancas.

 

 N., qual é o teu nome? 

– N.

 N., que pedes?

– O Batismo.

 N., queres ser batizada? 

– Quero.

 

 Ego te baptizo in nomine Pa+tris; et Fi+Iii; et Spiritus+Sancti. 

 

O sacerdote então unge as eleitas no alto da cabeça com Santo Crisma em forma de cruz

… Deus Todo Poderoso te unja com o Cris+ma da Salvação no mesmo Cristo Jesus Nosso Senhor para a vida eterna.

 

 

Com a túnica da brancura, recebe também a luz.

 Recebe esta veste cândida, que procurarás levar sem mancha até o tribunal de Nosso Senhor Jesus Cristo de maneira que possas possuir a vida eterna.

 Recebe esta vela acesa, conserva a graça do teu Batismo de modo irrepreensível. Observa os mandamentos de Deus para que, ao chegar o Senhor, para as núpcias, possas correr ao encontro dele, juntamente com os santos, na corte celeste e viver pelos séculos dos séculos. 

 

 

Instantes antes de receberem a Jesus Eucaristia

 Ide em paz e o Senhor esteja convosco!